top of page

Gambiarras Elétricas: Riscos e Prevenção (Parte 2)

Continuando o post sobre gambiarras elétricas, vamos ver mais algumas gambiarras comuns de se encontrar dentro de casa, seus riscos e prevenções.

Sobrecarregar filtros de linha

tomada.jpg

Os filtros de linha se parecem com extensões. A diferença entre os dois é que o filtro de linha possui um sistema de proteção em caso de picos de tensão, protegendo assim os equipamentos a ele conectados. Entretanto, os mesmos cuidados na utilização do benjamim devem ser adotados para os filtros de linha, pois ao conectar equipamentos de potências muitos elevadas pode-se acabar exigindo mais do que a tomada consegue fornecer, levando assim a um acidente.

Utilize o filtro de linha para conectar equipamentos de baixa potência como TV's, aparelho de DVD, telefones celulares, notebooks e etc.

Não utilizar tomadas de uso exclusivo

prevencao.jpg

Um erro comum em instalações elétricas é a instalação de equipamentos de alta potência como ar-condicionados, chuveiros e torneiras elétricas sem o correto dimensionamento do circuito. Os equipamentos de alta potência recebem o que chamamos de Tomadas de Uso Exclusivo (TUE) e devem possuir um circuito exclusivo para tais equipamentos, desde o disjuntor até o cabeamento. Na falta desses cuidados pode ocorrer curto circuitos, incêndios e choques elétricos.

Instalações elétricas sem organização

P010611_14.16.jpg

Muitas vezes a pessoa que realiza a instalação elétrica não tem a preocupação de organizar as caixas de passagem para melhor acabamento e acomodação do cabeamento e emendas e as caixas de passagem se tornam verdadeiras bagunças, dificultando um trabalho de ampliação ou manutenção futuro. A bagunça nas caixinhas pode não afetar o funcionamento dos equipamentos mas pode reduzir a eficiência da instalação. Instalações muito antigas costumam apresentar muitos problemas quanto a organização pois foram feitas sem seguir regras como a NBR 5410 e NR10. Vale lembrar que os cabos da instalação possuem uma vida útil de cerca de vinte anos, devendo ser trocada após esse período para garantir maior segurança.

Realizar instalações sem seguir padrões e normas

Eletrica-Pinte-Renove.jpg

As instalações elétricas possuem normas que estabelecem o uso obrigatório de alguns dispositivos de proteção como disjuntores, fusíveis e etc. Esses dispositivos são responsáveis por impedir o aquecimento excessivo de condutores e equipamentos, porém, ao deixar de instalá-los ou mesmo superdimensionar esses dispositivos eles não irão poder proter a instalação contra um aquecimento excessivo que poderá acarretar em incêndio. Portnanto, o ideal é fazer a utilização de disjuntores e cabos adequados para a utilização final, evitando assim qualquer problema com a instalação.

Falta de manutenção

eletricista.jpg

As instalações elétricas também precisam de manutenção periódica. O ideal é que toda a instalação passe por uma manutenção e vistoria a cada cindo anos, com o objetivo de encontrar qualquer avaria e eliminá-la. Além dessa vistoria a cada cinco anos é importante ficar de olho do comportamento de tomadas, interruptores, distuntores e qualquer outro componente da instalação, se verificar que há aquecimento excessivo pode ser sinal de que há algo errado.

Recorrer a profissionais não capacitados

servicos-instalacao-eletrica.jpg

Ao recorrer a um profissional sem capacitação em elétrica você estará colocando em risco você e toda sua família, pois geralmente profissionais "faz tudo" possuem vícios de trabalho e adoram fazer gambiarras. O ideal é você procurar um eletricista, pois o mesmo terá conhecimento de como realizar a instalação de forma segura organizada.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Meus Blogs Favoritos
bottom of page