top of page

O choque elétrico

Muitas pessoas já levaram um choque elétrico alguma vez na vida, mas você sabia que existem vários tipos de choques elétricos e que mesmo com algum equipamento desligado você pode sofrer uma descarga elétrica?

choque-primeiros-socorros-vida-e-saude.jpg

Mas afinal de contas, o que é o choque elétrico?

O choque elétrico é definido como a reação do organiso à passagem de corrente elétrica. Essa reação é sempre desagradável e dependendo da intensidade da corrente só tende a aumentar o desconforto.

Tipos de choque elétrico

São três as maneiras diferentes de sofrer uma descarga elétrica: choque dinâmico, choque eletrostático, choque atmosférico. Vamos ver a seguir um pouco mais sobre como cada um acontece.


Choque Dinâmico

ABAAAfjKgAE-12.jpg

O choque dinâmico, ou direto, ocorre quando a pessoa, ou animal, entra em contato direto com um condutor energizado. Um exemplo disso é uma pessoa que pega em um fio condutor desencapado, a corrente tende fluir através do corpo da pessoa para a terra, desencadeando assim um choque elétrico. Por isso é muito importante que os cabos candutores sejam acomodados em eletrodutos e não fiquem expostos, os quadros de distribuição devem conter tampas como barreiras para contatos diretos com barramentos energizados. Para evitar esse tipo de choque deve-se utilizar os dispositivos de proteção como DR's e disjuntores.


Choque Eletrostático

imagesCAMYLAFF.jpg

O choque eletrostático, ou indireto, ocorre quando a pessoa, ou animal, encosta em uma carcaça energizada de algum euquipamento que não esteja devidamente aterrado. Com alguma falha na isolação dos condutores, estes podem encostar na carcaça, ou corpo, do equipamento e energizá-la e quando a pessoa faz o contato com o corpo do equipamento essa corrente tende a ir para a terra através da pessoa. Para evitar esse tipo de choque é importante o uso do aterramento, pois ele evita que a corrente flua para a terra através da pessoa, evitando assim um acidente.


Choque Atmosférico

O choque atmosférico é causado pela ação direta ou inditera dos

raios. O raio pode atingir a pessoa diretamente, sendo que nesse caso é quase sempre fatal, ou indiretamente, quando a descarga elétrica energia componentes, instalações, cercas, e toda a região onde ele cai. Nesse caso as chances de sobrevivência são maiores pois a descarga não é toda canalizada em cima da pessoa.

Para proteger as instalações elétricas e pessoas de descargas atmosféricas é recomendado a utilização de para-raios e dispositivos de proteção contra surtos. Se você está em local aberto o ideal é procurar abrigo ou ficar agachado e esperar a tempestade passar.



Num próximo post falarei mais sobre os choques elétricos e seus efeitos no nosso organismo.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Meus Blogs Favoritos
bottom of page