top of page

Raios: efeitos e prevenções

Todos sabemos que os raios são fenômenos naturais extremamente perigosos e que podem causar a morte de pessoas e animais, mas você sabe quais são demais efeitos e características?

raio.jpg

O raio, ou descarga atmosférica, pode ocorrer de três formas distintas: entre nuvens, do céu para a terra e da terra para o céu. Independente de sua formação os raios descarregam uma quantidade de corrente elétrica incrivelmente alta, capaz de gerar grande destruição, A intensidade da corrente pode chegar na faixa dos 30.000 ampères.

Objetos pontiagudos tendem a atrair os raios, isso faz com que árvores, torres, prédios e até mesmo as pessoas podem servir para atrair as descargas elétricas. O raio é caracterizado por um enorme clarão seguido do barulho que chamamos de trovão, ocasionado pela expansão do ar.

Ao contrário do que diz o ditado, os raios caem, sim, no mesmo lugar. As pessoas geralmente sofrem com as correntes indiretas dos raios, sendo mais difícil de serem atingidas diretamente pelas descargas. Acontece que quando o raio "cai" ele cria um campo elétrico ao seu redor que pode atingir pessoas e animais, além de induzir tensões e energizar equipamentos e materiais metálicos. Ao ser atingido por um raio, a pessoa geralmente fica inconsciente e pode sofrer parada cardíaca, parada respiratória, amputação de menbro, paralisia temporária e também a morte.

No momento de uma tempestade alguma medidas de segurança devem ser adotadas, entre elas estão:


  • Evitar praticar atividades agropecuárias ao ar livre;

  • Evitar ficar próximo a carros, tratores, andar de motos e bicicletas e ficar próximo a veículos de transporte em geral;

  • Evitar ficar em campo aberto como campos de futebol, praias ou embaixo de árvores e próximo de cercas;

  • Evitar ficar próximo a objetos que conduzem eletricidade como telefones com fio ou equipamentos conectados à rede elétrica e objetos metálicos grandes;

  • Evitar ficar em um abrigo aberto, como sacada, varanda, toldo, deque, etc;


O ideal a se fazer no momento de uma tempestade é:


  • Buscar abrigo em edificações fechadas, dentro de casa ou comércio;

  • Permanecer dentro de veículo fechado e não encostar nas partes metálicas;

  • Se não for possível encontrar um abrigo, o ideal é a pessoa permanecer agachada, se tornando o ponto mais baixo da região onde está;


Segundo informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2014 os estados com maior número de morte por raio foram São Paulo (17 mortes), Maranhão (16 mortes), Piauí (7 mortes), Amazonas e Pará (6 mortes cada um).


Outro forma de proteger pessoas e instalações contra os efeitos dos raios é fazer o uso de um SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), o qual será tratado futuramente aqui no blog.



Referências: ELAT http://www.inpe.br/webelat/homepage/



Posts Destacados 
Posts Recentes 
Meus Blogs Favoritos
bottom of page