A importância de um eletricista capacitado
Atualmente vivemos em uma sociedade na qual estamos rodeados de equipamentos elétricos. Praticamente tudo que fazemos depende de energia elétrica, seja para iluminar um ambiente, refrigerar os alimentos, esquentar os alimentos, tomar banho e etc. A energia elétrica nos oferece uma vida mais confortável e só dos damos conta disso quando ficamos sem ela, seja por alguma falha na rede interna, em algum equipamento ou mesmo uma falha na rede de distribuição. E para garantir que tudo funcione em perfeitas condições existem os eletricistas, que são os profissionais capacitados para trabalhar com eletricidade e resolver problemas relacionados à ela. Mas você sabe realmente a importância de contratar um profissional capacitado?
Sempre que ocorre alguma falha elétrica em nossas casas, temos o costume de querer consertar nós mesmos, ou chamar um "faz tudo" para resolver o problema. O fato é que a eletricidade é algo muito complexo e perigoso e que muitas vezes não damos a importância necessária a seus riscos, levando assim a terríveis acidentes.
Um exemplo muito comum é quando o disjuntor do chuveiro começa a desarmar sempre e a pessoa resolve trocar o disjuntor por um com capacidade maior com o intuito de acabar com esse problema. A questão é que muitas vezes, o disjuntor ao desarmar está dando um alerta de que algo está errado como por exemplo a fiação do chuveiro não está suportando a corrente, e o disjuntor para evitar um possível incêndio, desarma. É aí que entra o eletricista.
Quando você contrata um eletricista capacitado, ele já estudou e conhece a eletricidade, então ao invés de trocar o disjuntor ele vai analisar o problema e verificar se o disjuntor está abaixo da capacidade ou se é a fiação que precisa ser trocada, evitando assim um possível acidente, além de executar todo o trabalho seguindo as normas vigentes.
Sendo assim, sempre que acontecer qualquer problema na rede elétrica da sua residência ou estabelecimento, contrate um profissional capacitado ao invés de um "faz tudo". Grande parte dos profissionais "faz tudo" também possuem a péssima mania de fazer as famosas gambiarras que podem aumentar ainda mais os riscos de acidentes, além de reduzir a vida útil dos equipamentos e instalações.