Efeitos do choque elétrico no organismo
No post anterior eu falei sobre os tipos de choque elétrico e continuando o assunto eu irei falar sobre os efeitos do choque elétrico no corpo humano. Quando o corpo é atravessado por uma corrente elétrica podemos sentir desde formigamentos até parada cardíaca e queimaduras. A seguir são listados e comentados os principais efeitos causados pelo choque elétrico no organismo.
TETANIZAÇÃO
A tetanização nada mais é do que a paralisia muscular. Ela ocorre porque os sinais elétricos do organismo são sobrepostos pela corrente elétrica que passa através do mesmo levando a pessoa ou animal a um estado de paralisia, onde mesmo tendo a intenção de se mover ou largar o condutor ao qual está "grudado" ela não consegue. A pessoa também pode desenvolver uma paralisia temporária dependendo do tempo e intensidade de corrente a que é exposta.
PARADA RESPIRATÓRIA
A parada respiratória é causada também pela tetanização, pois ocorre que os músculos responsáveis pela respiração paralisam e então a pessoa não consegue mais respirar levando à asfixia e consequentemente à morte. O ideal é realizar a respiração boca a boca enquanto aguarda o socorro.
QUEIMADURAS
As queimaduras ocorrem porque ao passar através do corpo elétrico a corrente acaba queimando e aquecendo células e tecido. O tipo da queimadura vai depender da intensidade da corrente e do tempo de exposição. Vale lembrar que as queimaduras também podem ser causadas pelo arco elétrico.
A queimadura de 1° Grau ocorre quando o choque tem curta duração e a pessoa fica apenas com a pele dolorida e avermelhada.
A queimadura de 2° Grau ocorre quando o choque consegue deixar a pele com bolhas e bastante dolorido.
Já a queimadura de 3° Grau ocorre quando a exposição ao choque elétrico é tanta que a corrente queima tecidos e cria feridas abertas que nescessitam de cuidados especiais.
FIBRILAÇÃO VENTRICULAR
Também conhecido como PARADA CARDÍACA, ocorre quando a corrente elétrica passa através do coração, modificando o passo em que o órgão está batento e levando assim a sua fibrilação e consequente parada. Nesse caso deve ser feita a massagem cardíaca para reanimação do órgão, ou utilização de equipamento com essa finalidade, o desfibrilador.
AQUECIMENTO DO SANGUE
O aquecimento do sangue faz com que o mesmo venha a se dilatar, essa dilatação do sangue pode gerar emorragias internas.
AQUECIMENTO DE OSSOS E CARTILAGENS
O aquecimento que a corrente pode provocar nos leva ainda ao derretimento de cartilagens e até mesmo ossos.
QUEIMA DE TERMINAÇÕES NERVOSAS E CAMADAS ADIPOSAS
A corrente pode queimar terminações norvosas do corpo humano que podem levar a pessoa a perder parte do tato por exemplo, ou perder pelos que não nascerão mais. As camadas adiposas ao longo da derme também são prejudicadas, tornando-se gelatinosas gerando assim perda de massa corpórea.
Como vimos, os efeitos do choque elétrico no organismo podem ser trágicos e a melhor maneira de evitar acidentes é estar sempre atento e não brincar com a eletricidade. Vale ressaltar que os procedimentos de primeiros socorros e reanimação devem ser feitos após a fonte de energia ser desligada, evitando assim que mais pessoas venham a se acidentar.