Choque Elétrico: Primeiros Socorros
Como dito anteriormente, o choque elétrico é a sensação percebida pelo corpo quando uma corrente elétrica passa através do mesmo. Dependendo da intensidade dessa corrente e do tempo que a pessoa fica submetida a essa passagem de corrente podem ocorrer diversos efeitos que vão desde um simples susto, passando por parada cardíaca e até mesmo morte.
Você sabe como proceder para socorrer uma pessoa em caso de choque elétrico? Algumas medidas simples podem ajudar a salvar vidas e a evitar consequências ainda mais graves, veja a seguir o que fazer em caso de algum acidente envolvendo eletricidade.
Como agir:
A primeira coisa a se fazer é cortar a fonte de energia que está gerando o choque, em caso de acidentes domésticos é só desligar o disjuntor geral da residência ou edificação, em caso de acidente com a rede de distribuição da companhia de energia deve-se tentar afastar a pessoa do condutor energizado utilizando algum material isolante (plástico, madeira, borracha).
Após cortar a fonte de energia, você afasta o condutor (fio) com algum material isolante e espera alguns segundos para iniciar os procedimentos de socorro, pois não deve-se encostar no acidentado imediatamente após o choque devido ao fato dele ainda estar energizado e poder tranferir o choque para você.
Caso o choque seja muito forte a vítima pode estar inconsciente, nesse caso você deve verificar seus sinais vitais como respiração e batimento do coração, e se for necessário iniciar o procedimento de reanimação com massagem cardíaca e respiração boca a boca.
Deve-se desapertar as roupas do acidentado durante os procedimentos de reanimação.
Procure pelo corpo da vítima por sinais de hemorragias, fraturas e queimaduras.
Antes de iniciar qualquer procedimento, ligue para o corpo de bombeiros ou qualquer outro atendimento especializado.
Nunca ofereça água para acidentados, pois caso seja necessária alguma intervenção cirúrgica, isso pode atrapalhar.
Mesmo que a pessoa não apresente sinais visíveis de lesões, é importante passar por exames médicos para constatar se nenhum órgão foi afetado pelo choque elétrico, causando assim alguma hemorragia interna.
Lembre-se que o choque pode ser fatal, por isso é bom agir sempre com cuidado ao realizar qualquer atividade perto de instalação elétricas energizadas.